segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Você sabe o que é CHLAMYDIA?


A infecção pela Chlamydia Tracomatis é uma DST muito comum.
Estima-se que 15 % da população sexualmente ativa tenha a bactéria. 
Seus sintomas geralmente se traduzem inicialmente por um corrimento anormal (umidade excessiva) e queimação ao urinar, que com a possível progressão da doença, venha ocorrer dor abdominal  e/ou lombar, náuseas, febre, dor e/ou sangramento durante as relações sexuais.
Isto porque a contaminação inicialmente é vaginal  e com o passar do tempo a bactéria pode penetrar pelo colo uterino e atingir todo o útero assim como as trompas ovários e cavidade pélvica levando a quadro característico de Doença Inflamatória Pélvica.
No homem além da queimação ao urinar pode aparecer secreção na uretra, sendo encontrada também no anus e boca de homens e mulheres, visto que existe contaminação pelo sexo anal e oral.
Está cientificamente provado que a presença da Chlamydia  por diminuir a capacidade de resposta imunológica do hospedeiro (homem, mulher), facilita a contaminação e infecção pelo vírus H.I.V. e H.P.V.
Com a evolução crônica da doença, devido aos poucos sintomas iniciais é chamada de “doença silenciosa”, podem levar a causas de esterelidade e há uma constatação maior entre Chlamydia com câncer de trompas e de ovário (no mesmo exemplo de H.P.V.e câncer de colo uterino).
Nas grávidas aumenta o número de casos de parto prematuro, assim como a contaminação dos fetos , levando a quadros de pneumonia em recém-nascidos. No homem raramente é causa de esterelidade.
O diagnóstico pode ser feito por exames laboratoriais e o tratamento é a base de antibióticos específicos.
Em quadros de corrimentos persistentes a tratamentos ou, recorrentes, devemos pensar em Chlamydia. Principalmente em países europeus, é frequente o encontro de mensagens em lugares públicos, ressaltando a importância de diagnosticar a doença , em campanhas continuas de Saúde Publica realizada pelos Governos, dada a frequência, custos e potencial de sequelas envolvidos pela doença, em mulheres e homens.

Um comentário:

  1. Dr Bertoni... será que o Sr ainda tem acesso a esse blog??? Eu quase morri do coração quando coloquei no Google o seu nome e encontrei seu blog... Será que o Sr ainda se lembra de mim??? Eu trabalhava na UBS Nazareth... a Claudia uma meninota ... hihihihih
    Muito feliz de encontrar esse blog.... vou ser se te encontro em outro lugar, quem sabe no Facebook... MUITAS SAUDADES!!! Me escreva claudia.arantes@gmail.com
    Gosto muito do Sr viu!!!

    Beijos

    ResponderExcluir