segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Exame de glicemia


É muito importante, entre os exames rotineiros de avaliação de saúde, a glicemia.

Deve ser realizada anualmente e seu resultado expressa não somente se determinada pessoa tem ou não diabetes, mas também desvios metabólicos que hoje predizem se no futuro poderá vir a se estabelecer o diabetes.

Até pouco tempo atrás o valor da normalidade era de 120 mg/Dl, com orientações de jejum prévio de 8 hs para coleta de sangue, mas este valor limite veio caindo com o tempo e hoje é de 99 mg/Dl.

O exame não é só importante para quem tem antecedentes familiares de diabetes pois, a glicemia é um dos parâmetros de avaliação que compõe um quadro muito mais complexo – a chamada Síndrome Metabólica.

“Síndrome” define um conjunto de sinais e sintomas presente em um indivíduo determinando doenças e desvios de saúde. Na Síndrome Metabólica temos alterações de glicemia, de insulina, colesterol, aumento de pressão arterial e frequentemente de sobrepeso e/ou obesidade, que podem levar  com o tempo (dentro de um ambiente de estresse) ao sedentarismo e maus hábitos alimentares  a doenças como diabetes, Hipertensão Arterial, doenças cardiovasculares ( anginas, infartos, derrames cerebrais) decorrente de alterações inflamatórias e arteriosclerose que se desenvolvem insidiosamente.

E o início disto tudo pode ser devido a leves alterações do nível de açúcar no sangue, detectados pelo exame de Glicemia. 

No próximo post falaremos mais sobre parâmetros de avaliação da Síndrome Metabólica, se tiverem alguma dúvida em relação a esse assunto já podem me enviar que incluo no próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário