quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Síndrome Metabólica


As alterações da Síndrome Metabólica podem ser diagnosticadas até por um simples olhar para o corpo do paciente. Explico.
A maioria apresenta aumento da circunferência abdominal, mostrando o acumulo de gordura nesta região, depositada abaixo da pele e dentro da cavidade do abdômen, para o qual damos o nome de gordura visceral. Medida com uma simples fita métrica , posicionada entre a bacia e o umbigo (na posição  de um cinto de calças) é considerada anormal se for maior que  88cm na mulher e 102cm para o homem. Ou seja, o sobrepeso ou obesidade é um fator de alerta.
Também fazendo parte do exame clinico, a aferição da pressão arterial mostra-se superior a 130X 85 mm de mercúrio.
Os exames laboratoriais acusam valores elevados de triglicérides (acima de 150mg/dl),de glicemia(acima de 100mg/dl), com baixa do bom colesterol (menos que 40 mg/dl para homens e menos que 50mg/dl para mulheres).
Estas alterações clinicas e laboratoriais normalmente começam a aparecer em tempos distintos e as vezes como única  alteração, por anos. As vezes o diagnóstico inicial é feito com todas estas alterações já presentes ao mesmo tempo.
Por isto que se torna importante conhecer o paciente em  seus hábitos alimentares e estilo de vida ponderando  seu nível de estresse, atividade física ou sedentarismo, assim como seu histórico de saúde pessoal e familiar para avaliar seu risco de vir a desenvolver ao longo de sua vida o quadro de Síndrome Metabólica.
O histórico familiar, de presença de obesidade, pressão alta, de derrames, diabetes, são sinais de alerta para o futuro deste paciente.
Então a presença de um ou mais dos fatores acima deve ser visto como um sinal de alerta, pelo paciente e seu médico assistente, para que medidas preventivas venham a ser tomadas, no sentido de evitar a instalação da Síndrome que, com o passar dos anos pode determinar o aparecimento de doenças de alta mortalidade como o infarto, derrames, outras doenças cardiovasculares, diabetes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário