terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nódulos de mama benignos


É um assunto que causa muita ansiedade, quando a mulher, seja por dor ou pela palpação no autoexame das mamas, sente a presença de nódulos, fica preocupada e prontamente procura seu ginecologista.
Os nódulos mamários benignos mais comuns são o fibroadenoma e os cistos mamários.
Os fibroadenomas são os tumores benignos mais frequentes, comum em mulheres abaixo de 35 anos, podendo ser único ou múltiplos em ambas as mamas, situando-se mais frequentemente nos quadrantes superiores externos das mamas, geralmente indolores, de limites precisos, móveis e de consistência endurecida. Geralmente tem crescimento lento, sendo palpável a partir de 1,5 a 2cm (tamanho de uma azeitona pequena). A taxa de transformação em tumor maligno é baixa, em média de 0,1 a 0,3%, ocorrendo em faixa etária maior, entre 45 a 50 anos, ou seja geralmente após 15 anos de seu aparecimento.
Os cistos mamários são mais comuns a partir de 35 anos, de aparecimento e crescimento súbito, únicos ou múltiplos, de contornos regulares, móveis e dolorosos. A consistência pode ser amolecida ou, quando o liquido intra-cistico estiver sob tensão, a consistência é endurecida. A frequência de incidência é de 7 a 10% da população feminina e a transformação em malignidade é muito baixa.
O diagnóstico inicial é clínico através do exame que o ginecologista realiza, com grande margem de segurança. A seguir o mais comum é a complementação com ultrassonografia, que irá definir a conduta a ser tomada, sendo que o exame define com precisão se o tumor é sólido (fibroadenoma) ou cístico simples ou complexo (cisto e sólido).
No caso dos fibroadenomas de tamanho superior a 2 cm a indicação é cirúrgica com a retirada do tumor sob anestesia. Nos de menor tamanho a conduta de seguimento clinico é a mais adequada, desde que não gere insegurança  e dúvidas na paciente. Nestes casos pode-se realizar uma biopsia com agulha fina durante a ultrassonografia que sela o diagnóstico.
Quanto aos cistos a precisão com a ultrassonografia beira aos 100%. Além de definir o tipo de cisto(simples ou complexo) pode ser realizado seu esvaziamento através de aspiração com agulha, durante o procedimento, cujo líquido aspirado é levado para realizar citologia, que comprova a benignidade. A indicação cirúrgica está reservada para os casos em que os cistos se formam novamente ou nos casos em que o líquido aspirado revela a presença de sangue. É preciso dar uma atenção especial aos cistos complexos, geralmente com indicação cirúrgica.
Como já colocado em post anterior, com a preocupação sadia de se realizar os exames de prevenção de câncer de mama, mamografia e ultrassonografia, é cada vez menos frequente o diagnostico de câncer de mama em nódulos grandes palpáveis pela paciente. Geralmente são tumores benignos.

4 comentários:

  1. me senti aliviada ao saber tão detalhadamante como é de fato um nódulo fiquei muito preucupada quando apareceu um na minha mama direita ... ainda vou fazer mamaografia e ultra som mais a medica já me tranqueilizou a agora mais tranquila fiquei a entra nesta página muito obrigado Dr Jose Bertoni

    ResponderExcluir
  2. Na minha mãe apareceu um cisto complexo, ainda não temos o resultado dá mamaografia, estamos nervosas.
    Será que pode ser algo grave ?

    ResponderExcluir
  3. Em 2010 tive dois tumores benigno na mamã esquerda foz cirurgia retirei cada um tinha 5cm ..agora a um mês atrás apareceu um caroço na mesma mama q fiz cirurgia fiz uma ultrassonografia e foi diagnosticado um tumor de 3,5cm levei para minha ginecologista e a mesma pediu para q eu esperasse o tumor crescer mais para procurar um mastologista.
    Agora depois de 3 semanas q fiz a ultrassonografia apareceu mais 2 e estou sentindo fortes dores que vai até as costas devo me preocupar..

    ResponderExcluir