terça-feira, 5 de julho de 2011

Nódulo de Mama

O número de casos de câncer de mama vem aumentando ano a ano, porém o diagnóstico vem sendo feito cada vez mais precocemente.

Palpar um caroço no seio devido a um câncer é igual a falar que houve falha em métodos de prevenção. Na grande maioria dos casos.

Explico melhor: para se tornar palpável, necessariamente o tamanho deve ser superior a um centímetro (volume que um médico com boa experiência começa a identificar quando realiza um exame nas mamas) mas sabe-se que para chegar a este diâmetro,o câncer leva mais de seis anos!

Deu para perceber a importância dos métodos de imagem (mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, etc) na prevenção do câncer de mama? Estes exames conseguem enxergar alterações iniciais no tecido mamário antes mesmo de termos células malignas presentes!

Diagnóstico precoce significa um índice de cura maior e o principal: com cirurgias menos agressivas. O número de cirurgias radicais (retirada total da mama incluindo músculos do tórax e esvaziamento de axilas) vem diminuindo muito.

O auto-exame continua sendo muito importante ,porque além dos nódulos malignos, vários tumores benignos, sólidos ou císticos podem surgir em qualquer fase da vida de uma mulher. Mantenha então o hábito de examinar as mamas mensalmente (pós fluxo, se ainda menstrua). Não se preocupe por não ter a habilidade de um profissional para identificar possíveis alterações. Notou algo diferente,leve esta dúvida ao seu médico.

Finalizando, cumpra os prazos para realização dos exames de imagem que forem determinados e não se esqueça de recomendar as pessoas de seu relacionamento estas importantes ações de saúde.

4 comentários:

  1. Eu já tive um nódulo benigno, aos 16 anos! O médico, na época, achou melhor tirar pois ele poderia evoluir para um nódulo maligno quando eu atingisse os 30 anos! Hj estou com 27 e continuo fazendo auto-exame. Foi graças a ele que eu, com 16 anos, detectei o meu!

    ResponderExcluir
  2. Dr Bertoni.
    Tanto se fala na reposição hormonal, e eu tenho 59 anos e faço reposição desde os 54, com 55 anos parei de menstruar, por indução hormonal, mas a minha pergunta é a seguinte: Existe hora certa para parar com o medicamento?
    M.Carmo

    ResponderExcluir
  3. Dr. Bertoni,

    Adorei seu blog. Vou recomendar para minhas amigas. Um beijo.
    Regina Bernardi

    ResponderExcluir
  4. M.Carmo, boa tarde,

    Você iniciou a reposição hormonal na peri-menopausa (estava já no climaterio e ainda menstruava) que é o momento mais adequado. O que você já deve ter lido ou ouvido é que cinco anos é o tempo mais seguro de duração da reposição hormonal.

    Aqui temos as individualidades, relativo a : antecedentes familiares e pessoais, doenças anteriores, doenças crônicas (hipertensão, diabetes) hábitos de vida (alimentação , tabagismo, atividade física, etc) tipo de hormônio em uso ou já utilizado, osteoporose presente ou não e outros fatores que devem ser avaliados para que, com bom senso, orientar sobre a continuidade ou não da reposição hormonal. Espero que tenha esclarecido a sua dúvida! Abs.

    ResponderExcluir