quarta-feira, 20 de julho de 2011

O computador e o aumento de peso

Achei interessante um artigo que falava sobre a relação das nossas distrações com um aumento de peso.

Foi realizado um estudo na Universidade de Harvard em que os voluntários que se alimentavam sem se distrair com o que acontecia ao redor perderam uma média de 3 quilos durante o teste.

Na Universidade de Bristol (Inglaterra) 42 homens e mulheres receberam um almoço, sendo que metade jogou paciência no computador, enquanto saboreava a alimentação. Meia hora depois todos ganharam biscoitos de chocolate e tiveram que lembrar o que haviam ingerido, na ordem correta. Os que se divertiram com o jogo de cartas, comeram duas vezes mais, ficaram menos satisfeitos e, tiveram mais dificuldades em lembrar o que ingeriram.

Acredita-se que a memória do que degustou desempenha um papel fundamental no amortecimento do apetite. Distrações impedem que as pessoas se lembrem com detalhes do cardápio, levando a uma maior ingestão despercebidamente. Comer rápido também provoca excessos porque, a digestão envolve uma complexa série de sinais hormonais entre o intestino e o sistema nervoso ,sendo que o cérebro leva 20 minutos para registrar o que o corpo consumiu.

Segundo defensores da alimentação consciente, mastigar lentamente observando cor, cheiro, sabor, e textura dos alimentos, contribuem para diminuição de volume consumido.

Não se entretenha com celular, TV, jornal e com ambiente ao redor, reserve pelo menos 20 minutos para cada refeição. Porém é importante uma companhia agradável para dividir um momento de reposição de energia, tão necessária para as exigências do dia a dia, fazendo da alimentação, um grande prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário