segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vacinação H.P.V.

O tema tem sido veiculado em diversas mídias e em círculos de conversas, então vamos tentar esclarecer o que tem gerado dúvidas.

O Papiloma Virus Hominis (H.P.V.) é responsável por quase 100% dos casos de câncer de Colo Uterino. Do grupo de mulheres sexualmente ativas,75 % estão contaminadas.Dificilmente se determina quando foi a primeira infecção, pois existe um tempo de latência muito variável entre contaminação e sinais da doença.

Existem mais de 40 subtipos de vírus que fazem parte da família H.P.V. Os subtipos 16 e 18 são os mais freqüentemente associados com progressão para câncer e, os 6 e 11 com o aparecimento de lesões verrucosas, que é a forma mais comum de se apresentar a doença, em qualquer região do corpo mas, principalmente na área genital da mulher e do homem, preferencialmente em mucosas, como vagina, penis e região peri-anal.

Importante frisar então: nem toda verruga é por H.P.V. e somente alguns subtipos tem o potencial de induzir câncer.

A transformação de células normais para câncer por ação do H.P.V. é um processo lento, anos, então a paciente que realiza seus exames preventivos regularmente, dificilmente será surpreendida.O Papanicolau e exames complementares, como a colposcopia e exames sanguíneos farão o diagnóstico e orientarão a terapêutica das lesões,visto que não há ainda tratamento contra o vírus.

O ideal em termos de vacinação é aplica-la entre os 9 e 26 anos e preferencialmente em mulheres que ainda não iniciaram vida sexual. Determinou-se a partir da idade de 9 anos por motivos imunológicos. E estão revendo o limite de 26 anos,com sinalização de que futuramente será estendido.

Mulheres com vida sexual ativa e que tomam a vacina se beneficiam com a diminuição de lesões verrucosas ,assim como a progressão para câncer, visto que a vacina é especifica para os subtipos que a compõem.Por exemplo ,a vacina quadrivalente é composta pelos subtipos:6,11,16,18, com proteção exclusiva contra eles e, o esquema é de aplicação intra-muscular nos dias zero,30 e 180 dias.

A vacina encontra-se disponível somente na rede privada de assistência a saúde e a ANVISA(agencia nacional de vigilância sanitária) aprovou o uso para homens na mesma faixa etára, porque tipos de câncer de penis, boca, anus, entre outros, estão também associados ao H.P.V.

Mais uma vez fica claro a importância da realização periódica dos exames de prevenção que ,definitivamente devem fazer parte da rotina da mulher atual,na manutenção de saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário