quinta-feira, 30 de junho de 2011

Já ouviu falar sobre a endometriose?

A endometriose é um tema importante, pois estima-se que de 10 a 15% das mulheres em fase de vida reprodutiva sejam portadoras.

De uma maneira bem simplista, podemos dizer que a endometriose é o crescimento de células do endométrio (camada interna do útero que se forma por estímulos hormonais durante o mês e, que é eliminada no fluxo menstrual) em qualquer lugar do abdômen mas principalmente na cavidade pélvica onde se localizam o útero, ovários, trompas, bexiga e intestino.

A teoria mais aceita é que estas células, por motivo ainda não bem conhecido, ao invés de percorrem o sentido do colo do útero e vagina para serem eliminadas, vão em sentido inverso, percorrem as trompas atingindo então a cavidade pélvica e se fixam em qualquer ponto, em diversos locais e órgãos.Com o passar do tempo, estas células podem se agrupar formando cistos e tumores de diversos tamanhos, desde quase imperceptíveis até grandes, com vários centímetros de diâmetro.

Dependendo do local e do tamanho destes implantes, surgem as queixas das pacientes, sendo mais frequente: cólicas menstruais, dor crônica na região pélvica, dor na relação sexual, irregularidades de ciclos e fluxos menstruais. Comuns também são, queixas de dor a evacuação, diarreias e alterações urinarias como: dor e urgência para urinar, as vezes somente próximo ao período menstrual.

Mas o que mais preocupa a paciente é a associação da endometriose e uma possível dificuldade para engravidar. Do ponto de vista médico diria que com a evolução de métodos diagnósticos e tratamento cada vez mais específicos e individualizados, o índice de esterilidade, quando ocorre, vem caindo acentuadamente. Em post futuro poderemos falar sobre tratamento.

Quanto ao diagnóstico - a história,o exame clínico e ginecológico são importantes. A Vídeo Laparoscopia sem duvida é,o exame “padrão ouro”.Por ser mais invasivo,tem seu protocolo de indicações bem estabelecido. Quando indicado, além de diagnóstico, confirmado o quadro,já se torna também terapêutico, por retirar os focos de endometriose que são visualizados.

Sem dúvida é uma patologia intrigante que desafia estudiosos há muito tempo, sendo que entre muitas curiosidades,tem aquela que define um padrão de mulheres “magras, com aspecto enfermo, ansiosas, elevado coeficiente intelectual,perfeccionistas, egocêntricas, submetidas a estresse constante” como perfil mais susceptível para endometriose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário