segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Não menstruei, e agora?

São comuns as queixas de irregularidades menstruais durante a vida de uma mulher e geralmente um atraso menstrual, ou menstruar mais de uma vez num único mês deixam as mulheres muito preocupadas.
Ciclos longos, curtos, fluxos que variam em número de dias e volumes e ás vezes com inicio inesperado são comuns na adolescência, porém a partir de uma certa idade , cada mulher percebe seu padrão mensal e é este que deve ser a referência para a normalidade - o mais freqüente são os ciclos de 28 dias com fluxo em torno de três dias.
A manutenção de um padrão está fortemente relacionado à ciclos em que há ovulação e é esperado que um a dois ciclos no ano sejam diferentes, isto é , não ovulatórios.
No mais, caso a mulher não faça uso de medicamentos hormonais, sejam eles quais forem, podem ocorrer irregularidades que se permanecendo por mais de dois ciclos, devem ser investigados. Os mais freqüentes são em decorrência de desequilíbrios no principal sistema que controla a função sexual, o eixo hipotálamo/hipófise/ovário, que geralmente são transitórios e reversíveis.
Porem como já falado em posts anteriores, a interdependência e inter-relações dos diversos hormônios que nosso corpo produz podem levar a alterações de ciclos e fluxos menstruais, por disfunções que estejam afetando a tireóide, a supra-renal, etc.
Outros fatores que podem estar envolvidos, que na realidade são freqüentes porém pouco reconhecidos, são os associados à alimentação - desvios como por exemplo a bulimia, onde a falta de menstruação é característico, assim  como  em atletas de alta performance, onde as vezes as alterações são tão comuns que pegam de surpresa uma gestação já avançada, não diagnosticada precocemente (recentemente uma jogadora de basquete, descobriu estar grávida de sete meses , porque seu padrão de referência era ausência de menstruações)
Sabidamente reconhecida por grande maioria das mulheres, as alterações emocionais em seus diversos graus ou em patologias psiquiátricas, podem afetar a função hormonal impactando também o ciclo e fluxo menstrual.
Percebam que até agora não foi falado em “cistos de ovários” ou “tumores”, que normalmente é a primeira associação que muitas mulheres fazem quando ocorrem alterações menstruais consistentes. Antes de se preocupar, procure seu médico! Ele vai poder te ajudar.


2 comentários:

  1. Ainda não tive filhos, mas pretendo ter. Eu nunca tive regularidade em toda a minha vida.
    Na minha adolescência, sentia muitas cólicas. Meu ciclo sempre foi irregular: geralmente menstruava uns 3 meses (num ciclo de mais de 35 dias cada) e depois ficava uns 5 meses sem menstruar.
    A única coisa que me mandaram fazer foi tomar pílula e dizer que tenho cistos, mas nunca usaram o termo (síndrome).
    Além disso, tenho útero didelfo: segundo os médicos ambos de tamanhos, volumes e densidades normais.
    Assim, desde os meus 16 anos (hoje tenho 30) tomo anticoncepcional para ter um ciclo regular, mas tenho tido sangramentos entre as menstruações e sinto dores no baixo ventre (como se fossem dores musculares, machucados), principalmente do lado esquerdo. Fui ao médico, mas, o que todos dizem é que isso é normal... Só que não acredito nessa dita normalidade... normal é ter ciclos regulares e não sentir dor... Me sinto tão insegura, pois nunca obtive um tratamento que me trouxesse a normalidade dos ciclos... Infelizmente, tenho a sensação de que não somos tão importantes pra todos aqueles que nos avaliam...

    ResponderExcluir
  2. Oi, dr tive relações sexuais no dia 29 de Julho, a minha menstruação devia vir no dia 16 de Agosto. Há uma semana e tal que estou com cólicas no baixo ventre, e ontem senti pontadas no seio esquerdo, hoje acordei com a sensação de peso nos seios, quando toco e desconfortável mas não dói, sinto algu tremendo no ventre do lado direito.. Sera possível estar grávida? Não sinto enjoo, nem sonolência, so um cansaço.. Eunice 26anos...

    ResponderExcluir