segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vamos nos conhecer

Durante as várias fases do ciclo menstrual a mulher produz secreções, que se traduzem por corrimentos transparentes, esbranquiçados ou levemente amarelados. A percepção de volume, umidade e incomodo é variável e depende da sensibilidade de cada mulher.

Muitas usam absorventes de uso diário; o que para algumas é solução, para outras é causa de problemas posteriores, pois o impedimento de ventilação na área genital favorece o crescimento de fungos e bactérias.

É por este mesmo motivo que o ginecologista orienta para que a paciente use roupas adequadas, de preferência não sintéticas, como saia ou vestido, evitando calças de tecido pesado ou de cavalo justo, principalmente em certos dias do mês onde a presença da secreção é maior (como no período de ovulação). E é por isso também que muitas mulheres tem o hábito de dormir sem calcinha!

Então, cuidados com o tipo de roupa, tomar banho diariamente, usando se preferir, sabonete liquido para higiene intima (com pH abaixo de 6) melhoram o desconforto que estas secreções normais trazem. Outra causa comum de aumento de secreção vaginal são os quadros alérgicos; provocados por certos tipos de tecidos , geralmente sintéticos, utilizados na fabricação de roupas intimas ou, no uso de produtos de higiene externos ou, internos. A diferença é que além do aumento de secreções , há presença de irritação, coceira e vermelhidão na região vulvar e as vezes vaginal.

Reforço a importância de não usar protetores de calcinha diariamente ou, absorventes com películas plásticas durante o período menstrual, pois ambos além de impedir uma transpiração, fazem aumentar a temperatura local propiciando condições ideais para infecções que podem por exemplo, causar quadro de dores no baixo ventre, à relações sexuais ou ao urinar, porém esta é outra história que contaremos em posts futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário