terça-feira, 28 de junho de 2011

As tão famosas ondas de calor!

Uma leitora solicitou um pouco mais de detalhes sobre as ondas de calor na menopausa, então, vamos conversar um pouco sobre isto.

A teoria mais aceita é que os níveis dos hormônios femininos (estrógenos e progesterona) durante o período reprodutivo decaem por exaustão de tecido (falência funcional do ovário). Em outras palavras, o ovário começa a falhar, os ciclos que produzem ovulações diminuem, com isto o índice de gravidez também.

O mais comum desta fase de transição de normalidade hormonal para o inicio da menopausa são as alterações menstruais - na freqüência, no volume, na ausência temporária,etc.

Em um determinado momento, com interferência de fatores hereditários, raça, peso, hábitos (álcool, tabagismo), entre outros, podem ter inicio os fenômenos de intenso calor corpóreo, mais comuns em região de colo, nuca, face, frequentemente acompanhados de enrubescimento da pele, aumento de frequência cardíaca e suores úmidos profusos: as ondas de calor (os fogachos!)

São sintomas resultantes de desequilíbrios momentâneos no centro regulador de temperatura do corpo, localizado no cérebro, em função destas variações hormonais.

Impactam negativamente na qualidade de vida destas mulheres pois a irritabilidade, fadiga, ansiedade, desconforto físico, esquecimentos, que geralmente acompanham o quadro, podem afetar o dia a dia, em casa ou no trabalho, podendo inclusive ,resultar em importantes quadros depressivos
Ocorre em 80% das mulheres, são mais comuns no inicio da menopausa mas podem persistir por anos, sendo que a freqüência e a duração de cada episódio são variáveis de mulher para mulher.

O desconforto físico e emocional que pode ocorrer depende do momento desta paciente em relação a interação com o ambiente que convive – sua família, trabalho ,sociedade.

São curtos minutos de duração por evento, mas merecem muito tempo de atenção e dedicação dos profissionais envolvidos no atendimento destas pacientes e não simplesmente: “Logo passa, faz parte da vida”!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário