quarta-feira, 8 de junho de 2011

Escute melhor o seu corpo!

Você se conhece?
Conhece seu corpo?
Entende como ele trabalha e responde aos estímulos recebidos?
São importantes perguntas porém, mais importantes são as respostas!!

Você acorda e percebe uma dor no baixo ventre mais para o lado esquerdo, algo como uma pontada, cólica , que aumenta quando se movimenta e , as vezes,aguda como uma agulha penetrando.

A primeira coisa que você associa é ao seu intestino que anda lento , preguiçoso. Pensando melhor hoje é o segundo dia desta dor e ontem inclusive ela estava mais forte. No mês passado foi mais ou menos igual porém mais para o baixo ventre direito! Exatamente, estou falando de "dor do meio" do ciclo ou dor de ovulação, frequente em mulheres que não usam métodos anticoncepcionais hormonais, confundidas com cólicas intestinais ou até confundido com apendicite!

A dor de ovulação é decorrente da rotura da membrana do ovário para liberar o óvulo a ser fecundado, que pode, as vezes, levar a pequenos sangramentos que irritam os tecidos próximos , causando dor por um a dois dias. Muitas mulheres, antes do advento da pílula, não tinham relações sexuais nestes dias pois sabiam que estariam mais férteis.

Um dia qualquer você acorda, após uma noite de insônia, com inchaço no corpo(os anéis apertam seus dedos), com sensibilidade nas mamas , que te levam a pensar em que dia do mês você se encontra em relação ao seu ciclo menstrual.

É importante fazer parte do dia a dia, a observação por exemplo, do número de vezes e o volume de urina, a coloração( deveria ser proibido cores diferentes do branco de vaso sanitário!), se arde ou se as micções são curtas e mais frequentes, tentar associar alterações com alimentos previamente ingeridos(sabe-se que a acidez de certos alimentos afetam alguns parâmetros urinários).

As vezes não temos sensação que o "coração esta saindo pela boca"? É até normal em uma situação de alerta, de susto, porém lendo uma revista ou calmamente assistindo televisão, não.

E assim com outros quadros como acidez ou dores no estomago; apos uma farta feijoada ou apos um leve chá com torradas? Aquela umidade vaginal de certos dias do mês ou, corrimento constante com odor e dor as relações sexuais ?

Todos estes exemplos devem ser considerados para ilustrar a atenção que devemos dar ao que o nosso corpo esta "falando", sem excessos neurotizantes, porem , agregando conhecimento e experiências sendo os primeiros a reconhecer novas alterações, não só para procurarmos ajuda , como para poder dar informações preciosas ao médico atendente.

Da mesma forma que aquele novo barulho do seu carro lhe chama a atenção e você quer saber o que é e, como resolver, saiba escutar melhor esta maravilhosa maquina que é seu maior patrimônio pessoal, seu corpo!!.

18 comentários:

  1. Boa tarde! Estou grávida de 30 semanas e tenho me sentido muito irritada, sensível e até triste. Há algo que eu possa tomar para me sentir melhor? Fitoterapico ou até Homeopatico?

    ResponderExcluir
  2. Angélica Jorge Lupi13 de junho de 2011 19:17

    ADOREI...TODA SORTE E SUCESSO!!!

    ResponderExcluir
  3. Dê,nao se preocupe, alteracoes de humor sao frequentes durante a gestacao. Sao mais comuns no primeiro e no ultimo trimestre.No primeiro,pela descoberta, medo de aborto,responsabilidade de ser mae, etc.No ultimo por inseguranca do parto( tipo de parto, anestesia, será que meu medico vai estar ao meu lado?).Tecnicas de relaxamento(hidroginastica), ioga sao efetivas.Medicamentos a base de ervas, como passiflora ou valeriana tomados ao levantar e a noite equilibram seu humor e sono.Pergunte para seu obstetra qual a melhor opcao para voce e acredite, na grande maioria das vezes estas sensacoes estao associadas ás grandes alteracoes hormonais, fisiologicas, que seu corpo está experimentando.Fique tranquila,dará tudo certo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Dr. Bertoni. Adorei o blog e a resposta.

    ResponderExcluir
  5. Estou com dor no meio(baixo ventre)a aguns dias e estou urinando com frequencia.Oque Deve ser
    me ajude!

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde
    Estou com dor no baixo Ventre(dor no meio)a alguns dias,também estou urinando com frequência
    O que devo fazer
    me ajude!!!!!!!!!!!!
    Estou com o mesmo problema da pessoa do comentário de cima nós ajude por favor!

    ResponderExcluir
  7. Antonio, será que vc nao está com infecção urinária?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Dr. José Bertoni.

    Por favor me ajude. Estou a dois dias com intensa dor debaixo da barriga no lado esquerdo. Minha menstruação acabou no sábado cedo e as dores começaram no domingo após o almoço. Uma refeição leve, com bastante rúcula. Tive diarreia no domingo. Na segunda a dor piorou e minha menstruação deu as caras de novo, num rosa bem clarinho,e parou em seguida. Já tomei analgésicos e buscopan, mas nada alivia a dor. Médico só consegui para daqui 10 dias. Me oriente, por favor.


    ResponderExcluir
  9. Vivi na minha opinião vc deve estar grávida, digo isso porque foi assim comigo.

    ResponderExcluir
  10. Coloquei DIU Mirena há pouco mais de um mês e eventualmente sinto dor no baixo ventro do lado esquerdo (bem como no texto acima), são pontadas mas de intensidade significativa. Pode estar relacionado ao dispositivo? e seria um sinal de alerta ou algo normal como colica? Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  11. tenho sentido essa dor do lado esquerdo ja a alguns dias,juntamente com a aparição da dor veio umas tonteras que tem dias que estão mais fortes e leves enjoos, tem dias que a comida mal desce , sendo que menstruei dia 15 e tive relação dia 12 mais sou totalmente descontrolada tem mes que vem dia 20 ,dia 25 ... o que pode ser?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Não tenho mais o ovário esquerdo e a trompa, mais sinto muitas dores ao menstruar ao ponto de não poder nem tocar. Uma dor quente, fisgando e dando umas pontadas. O que será? Me ajude por favot!!

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma dor também bem abaixo da cesária mais dum lado parece agulhadas parece uma vontade de ir no banheiro fazer coco passa quando tomo banho ou algo quente

    ResponderExcluir
  14. Dr. estou sentindo umas dores um pouco acima da vulva pro lado esquerdo mais não doi a virilha,ja venho sentindo a uns 3 a 4 dias nos primeiros dias doia e subia até perto do umbigo,mais a 2 dias doe só perto da vulva e doi mais quando aperta.o que será?

    ResponderExcluir
  15. Sinto dores no baixo ventre direto mas no mes passado tive sangramento 25dias ea 3 dias a dor ficou mais forte e nao para alivia um pouco ,parece que esta tudo machucado mas de um lado do que do outro ,ando mt cansada ,e com muito medo ,oque pode ser ,me ajude por favor ,e obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  16. Estou com dores do lado esquerdo abaixo do abdomen e quando mestruo passa o que pode ser?

    ResponderExcluir
  17. Aos outros "Anônimos" esta dor que ele falou, que as vezes é do lado esquerdo e outras do lado direito é pela ovulação, é normal e tende a passar com a menstruação.

    ResponderExcluir
  18. Olá, faz 4 dias que sinto dores abaixo do umbigo, principalmente do lado esquerdo. Fiz dois testes de farmácia deu positivo, fiz um beta negativo. O que podem ser essas dores?

    ResponderExcluir