quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bom dia! Ou devido aos "calores", péssimo dia!

Caso você esteja no período de climatério, a frase acima pode fazer todo o sentido. Porém, não é por este ponto de vista que deve ser visto, esta fase da vida de uma mulher que vai aproximadamente dos 45 aos 65 anos e tem como fato marcante a menopausa (o último fluxo menstrual).

O ginecologista, aquele profissional que te acompanhou desde a adolescência e estava ao seu lado no parto de seus filhos é a pessoa que fará você enxergar que a transição final da vida reprodutiva é um período de oportunidades muito importante para prepará-la para o inicio da terceira idade com qualidade de vida!

Devido ao declínio dos níveis hormonais uma série de alterações químicas irão se processar no seu corpo levando a desordens físicas, emocionais e psíquicas que dependerão de fatores genéticos, hábitos de vida e meio ambiente para serem avaliados e quantificados.

Aqui fica muito claro o conceito de medicina preventiva! Como esta a sua saúde hoje? O que você deve fazer para continuar saudável?

A maioria das patologias crônicas - pressão alta, doenças cardio-vasculares, diabetes, doenças reumáticas e degenerativas (osteoporose), neurológicas(Alzheimer) , tumorais , aumentam a frequência neste período. Nada mais importante então que sejam feitos exames de avaliação, incluindo os ginecológicos de rotina, para seguimento futuro.

Mas o que te incomoda hoje são os calores que não tem hora para acontecer, o aumento de peso que continua apesar da dieta, a mudança de traços do rosto, algumas rugas, várias manchas pontilhadas escuras na pele, perda de massa e tônus muscular e, talvez principalmente, a tristeza, ansiedade, depressão, a falta de motivação e perspectivas futuras e a sua passividade sexual.

Você sabe porém, que se fizesse reposição hormonal tão famosa e criticada por aumentar câncer, principalmente de mama e, tomasse antidepressivos sua vida poderia estar diferente, mas é o correto? O que você ouve hoje na mídia é o inverso que ouvia ontem!
É exatamente aqui que seu médico de confiança faz a diferença.

Pedir e interpretar resultados de exames requer conhecimento e experiência mas, tratar a paciente( e não só os exames) é o objetivo maior. Escutar, dialogar, tirar dúvidas ,definir em conjunto, fazem parte da boa pratica médica. Risco e benefícios de reposição hormonal, quais tomar, se tomar, por quanto tempo, remédios alternativos(naturais, homeopáticos) ,orientações complementares de alimentação, atividade física, terapias ocupacionais( hobbies, atividades sociais, beneficentes) e, porque não anti-depressivos por certo período de tempo e avaliação psicológica?

A mulher ativa, presente, esclarecida, pode agregar conhecimento e experiência nesta fase de vida - vista por muitas como "doença" - como uma oportunidade única de realizações pessoais, familiar, profissional, tendo consciência e desfrutando de seu bem estar fisico-mental. Não perca esta oportunidade que lhe é oferecida!!

4 comentários:

  1. Boa sorte nesse blog incrível! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Acho oportuno seu artigo, mas por estar vivendo justamente esta fase sugiro que detalhe mais a causa dos calores, etc.etc. Com o apoio de minha gineco e da minha psiquiatra consegui superar a depressão e até parei de fumar por vontade própria, depois de ter sido uma "profissional" do tabagismo. Matérias como suas são jum bálsamo para mulheres que ainda não tiveram a coragem de assumir a sua depressão, os calores e outros sintomas. Continue!
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia dr.estou sentindo dor no pé da barriga a 4 dias cólicas fortes com potádás já mestruei e não está perto nunca tive isso é esta sainda uma água como fosse xixi mas não é e não tem cheiro começou derrepente essa cólica em seguida saiu essa água e continua sou laqueada a 6 anos foi a primeira vez que aconteceu isso tomo remédio mas não passa e ainda estremecer a o pé da barriga do dos lado está muito dolorida essa dor vem como contração das costa e deser pra perna me ajude ainda vou no medico

    ResponderExcluir