quarta-feira, 22 de junho de 2011

Na TPM, você não é você!

A verdade da frase anterior, é o “tamanho” do tratamento que precisa ser instituído.

Medidas de suporte como: atividade física, Yoga e outras técnicas de relaxamento, meditação, hobbyes, etc, sempre são importantes , independente do grau de intensidade do quadro.Hábitos alimentares saudáveis com aumento de quantidade de frutas, verduras, cereais matinais, assim como de líquidos e, diminuindo sal(para reduzir inchaço), açúcares e infelizmente o tão citado chocolate.

A avaliação do grau de intensidade depende de uma boa e franca conversa entre a paciente e o seu ginecologista. Desta troca de informações é que surgirá o melhor esquema terapêutico.

Medicamentos como cálcio, vitamina D, complexo B, revelam-se interessantes, principalmente atenuando sintomas depressivos, de ansiedade ou, diminuindo retenção de líquidos, apetite ou mesmo de dor. Porém, ainda não temos confirmação cientifica, desses resultados. Com este mesmo conceito incluímos aqui os medicamentos a base de ervas. Inúmeros são citados, com resultados muito variáveis de paciente para paciente.

Quanto aos anticoncepcionais ,cada médico tem sua experiência própria na indicação porém, como diretriz, os de maior uso são os de baixo conteúdo de estrógenos associados aos progestágenos com ação diurética( menor retenção de líquidos).

Antidepressivos, moduladores de humor, ansiolíticos, também fazem parte de opções terapêuticas que podem ser utilizados com critério e bom senso, definidos entre o medico e seu paciente. Principalmente nos casos onde a T.P.M. tende a restringir ou mesmo incapacitar as atividades diárias de determinada mulher ou por afetar sobremaneira sua qualidade de vida. A psicoterapia, para determinados casos, pode ser importante ferramenta de auxilio.

Acredite: nenhuma pessoa de seu relacionamento e muito menos você devem desculpar ou justificar qualquer ato , ação ou reação por estar nos “dias de T.P.M.” Procure ajuda!!

3 comentários:

  1. Dr. Bertoni,
    Primeiramente> seu blog está crescendo com um conteúdo ótimo! Sou a mais nova fan deste seu novo trabalho, que está uma graca!!! (sorry, nao sei acentuar em mac)
    Todos os posts sao simples e bastante didáticos.....! Mas acima de tudo nao deixam omitir o seu olhar virtuoso e filósofico sobre as questoes deste complexo sistema feminino que carrega tantos mistérios e poesia a serem desvendados da maneira exata que o sr. escreve> como médico e amigo.
    Um forte abraco!
    Isabella Ferrentini.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Bertoni, estou adorando seu blog.
    Os assuntos abordados interessam a todas as mulheres.
    Tem uma linguagem fácil e ao mesmo tempo técnica.
    Legal encontrarmos um médico mais acessível, que demonstre interesse pelos problemas mais corriqueiros das pacientes.
    Como não são situações graves, muitos médicos não tem tanta boa vontade em responder nossas dúvidas.
    O sr. vai direto ao ponto ! Parabéns.
    Um abraço, Adriana Holmo Figueira

    ResponderExcluir
  3. Sr Adriana, fico contente com o seu comentário porque é justamente esse o objetivo do meu blog: tratar sobre temas médicos corriqueiros da saúde da mulher que geram muitas dúvidas e questionamentos nas minhas pacientes e em mulheres como você.

    um abraço, dr bertoni

    ResponderExcluir