terça-feira, 14 de junho de 2011

Felicidade é equilíbrio.

Li um dia desses que "felicidade é um estado de verdadeiro bem estar no qual a pessoa não deseja que nada seja diferente daquilo que ela está vivendo"

Achei interessante e acredito que para definir bem estar, seria correto dizer: equilíbrio! Sabemos que estes momentos são poucos, curtos e espaçados na nossa vida, pelo fato de que é difícil a manutenção de um estado de equilíbrio físico/químico/mental/emocional simplesmente por nos relacionarmos com o meio ambiente. Meio externo este, tão competitivo, rude, violento e exigente.

Equilíbrio e bom senso.

Equilíbrio na alimentação: das nossa escolhas, da possibilidade de escolher, do volume, do tempo disponível e modo de se alimentar. Existe constante necessidade de sermos lembrados que o alimento é realmente o nosso mais importante remédio.

Equilíbrio para nos conscientizar que como máquinas maravilhosas que somos, precisamos mantê-la sempre em atividade, de maneira regular e prazerosa, sem excessos letárgicos ou levá-la a limites prejudiciais. Lembrar que somos formados por trilhões de células vivas que dependem de um funcionamento adequado de reações químicas, enzimáticas ,coordenadas por hormônios e estímulos elétricos e, regidas pela mente como um maestro de orquestra.

Porém, acredito que o mais importante para chegar a este verdadeiro bem estar é buscar o equilíbrio emocional. Dominando nossas emoções, as ações serão pró-ativas; as necessidades serão em buscar o ser; as relações humanas afetivas serão mais fortes , verdadeiras e prioritárias. O bom senso é nosso norte; a visão de futuro é promissora e desejada; estamos mais motivados para enfrentar os conflitos do dia a dia. Nosso corpo respira saúde, reflete descaradamente nosso bem estar.

Com este entendimento que procuro enxergar o paciente , corpo, mente emoções ,constituindo uma unidade que se expõe e se confronta com o ambiente que vive, sujeito a desequilíbrios que podem gerar disfunções. que comprometem o todo.

Seguramente , somente a prescrição de remédios para sintomas que se apresentem não irão promover o retorno do equilíbrio necessário para desfrutar o prazer de viver plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário