terça-feira, 7 de junho de 2011

Menstruar muito é normal?

Uma das perguntas frequentes no meu consultório é sobre volume do fluxo menstrual.

O que é normal? Tem que ser igual todo mês? É sempre acompanhado de cólicas e T.P.M.?

De maneira geral quando a mulher ovula, seu padrão de fluxo e cólicas tendem a ser mais ou menos constante e , o volume de sangue eliminado gira em torno de 80 ml( um copo de agua americano comporta 250 ml, um quarto de litro) por dia.

Uma maneira pratica de avaliar é pelo numero de absorventes trocados em 24 hs.Se ultrapassar 6 trocas ou seu correspondente em tampões estaremos com volumes maiores, independente do numero de dias de fluxo. Claro que a percepção de volume/troca de absorventes é individual , mas se o uso de dois absorventes simultâneos é relativamente frequente ,gerando insegurança no dia a dia , estamos frente a fluxos abundantes.

Quando não existe ovulação, a tendência é de irregularidades ,tanto na frequência do ciclo como no volume do fluxo , alternando intensidade de cólicas e, com T.P.M. de graus variados.

Neste caso recomendo exames laboratoriais de sangue para ver se existe anemia ou alterações hormonais, assim como uma ultrassonografia para descartar cistos funcionais de ovário ou outras alterações estruturais de útero( pólipos, miomas,etc) que justifiquem o quadro.

A boa noticia e que existem alternativas de tratamento que além de promover uma adequação de fluxos e cólicas ajudam e muito os quadros de T.P.M. que normalmente estão presentes!!.

Podem ser utilizados métodos hormonais, anticoncepcionais ou medicamentos que são individualizados conforme indicações e necessidades de cada paciente, com excelentes resultados quando associados com uma alimentação saudável e atividades físicas constantes e regulares melhorando sobremaneira a qualidade de vida destas mulheres. Não é preciso conviver com estes desconfortos nos dias atuais.

10 comentários:

  1. bom dia, meu nome é andreia tenho ovario policísticos, as vezes fico ate 6 meses sem menstruar no mês de novembro tive aborto, quando foi no domingo dia 30 menstruei.Desde esse dia ate hj 05/01/2012 o fluxo é intenso chego a trocar 6 x absorvente e dores de cólica. ISSO É NORMAL?

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu tenho 13 anos, sou virgem, não tomo nenhum remédio ... é a 5° vez q menstruo, mas dessa vez, veio no começo do mes de julho, e ficou assim uns 4 dias. Ok até aí tudo bem. Mas daí começou denovo desde o dia 16, e estou até hoje 3 de agosto menstruando. Oq pode ser gente ? Socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique Calma, Isso è Normal Já passei por isso Também , Vá ao ginecologista Que ele Vaidade Le explicar Melhor :] Tenho 12 anos , è já tive isso O meu foi alterações hormonais aqueles que tem Muito Hormonio Bom é isso :] procure um Gineco, Que eele vai Lhe explicar tudo , Booa Sorte .

      Excluir
  3. Oii tenho 13 anos e mesntruei ontem estou apavorada , primeiro veio marrom depois vermelho escuro , mais toda hora troco o absorvente isso ´normal estou com medo alguem me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nooosaa isso é super normal... fika tranquila... isso irá acontecer frequentemente... pode acreditar em mim... conversa com uma irmã mais venha, mãe, tia, ginecologista... enfim vc vai tirar suas duvidas...!

      Excluir
  4. ooi tenho 14 anos,e menstruo muito,e menstruei dia 1 de outubro e comecei a menstruar ontem denovo ..o que pode ser isso ,,meu deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Anônimo, fika tranquila... conversa com a sua mãe q será mais aconselhável, procurar um ginecologista, não deve ser nada d grave pois como vc é mt nova e acontece mt essas alterações hormonais... o médico irá t explicar tudinho e vc vai ficar numa boa... tá?

      Excluir
  5. Boa tarde,
    Eu tenho 20 anos,mestruo desde os 12

    Minha mestruação as vezes vem 2 vezes no mês,
    o fluxo é muito grande
    é desrregular
    sinto muita colicas, isso é normal?
    nunca tomei anticoncepcional.
    vou começar a tomar hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 0i nao c preocupe vc fikkka mestruada pouco eu mestruo 20 dias seguidossssss beijooooos

      Excluir
  6. Oi tenho 18anos e comecei a menstruar ontem.
    Minha primeira menstruaçao fou aos 15 anos. O mês passado o fluxo veio intenso, eu nunca precisei trocar o absorvente à noite mas no mês passado sim. Veio tanto q tive q colocar uma toalhinha pra nao sujar a cama nunca tinha acontecido isso cmg.
    Esse mês veio com um fluxo intenso tbm mas nao como o mes passado.
    Queria saber o que pode estar acontecendo. Sera q foi por causa de que quando eu tinha oito anos eu cai de uma arvore em cima de uma cadeira e machuquei a vagina? E pior nem sei se sou ainda virgem por causa disso.

    Desde ja obg. Me ajudem por favor estou desesperada.

    ResponderExcluir