segunda-feira, 20 de junho de 2011

Eu escolhi o D.I.U.

Parabéns, se a escolha foi decidida dentre você e seu médico.

Quem não tem uma amiga que nos entusiasma dizendo que o D.I.U. foi a melhor opção feita na escolha de anticoncepcional? Por outro lado ficamos sabendo que outra irá retirar após 6 meses de uso devido a cólicas e fluxos abundantes! Infelizmente é assim com qualquer método de disponível: sempre há prós e contras.

O D.I.U. já vem sendo usado desde a década de setenta. Antes eles eram feitos com um material especial de plástico sendo depois adicionado o filete de cobre enrolado que tem um formato de "letra T" que é inserido dentro do útero (Dispositivo Intra Uterino). Hoje os mais usados são o T de Cobre 380 e o Multiload 375, que se diferenciam pelo formato e área de cobre em milímetros quadrados. Posteriormente surgiu o Mirena também em formato de "T" porém com haste vertical que contem um tipo de hormônio com liberação lenta e continua.

O modo de ação, por sinal muito eficaz (a falha é em média menos de uma mulher em cem usando o método por cinco anos) é criar condições que dificultem o encontro do espermatozoide com o ovulo, e não inibindo a ovulação. Mesmo com o Mirena, que é hormonal, o índice de ovulação se mantem em até 90% dos ciclos. Para quem achava que o método era abortivo mês a mês, esta é uma boa informação!

A decisão pelo tipo de D.I.U. a ser utilizado deve ser individualizado através de uma boa conversa com o seu ginecologista. Quando se quer diminuir ou mesmo abolir a menstruação o Mirena é a melhor escolha porém, queixas de dores mamarias, espinhas, cefaleia, depressão , podem aparecer em função da sensibilidade da paciente versus o hormônio utilizado. Já com os de cobre os casos de aumento de cólicas e fluxos abundantes são mais frequentes. Expulsões ou deslocamentos do D.I.U. pelo útero podem acontecer com maior frequencia quando usados em mulheres que nunca engravidaram.

Finalizando, é um método seguro e interessante que deve ser visto como uma boa opção entre os métodos anticoncepcionais disponíveis, sua escolha ou indicação deve ser discutida com seu médico. Decidir com informação e orientação é mais fácil e seguro.

8 comentários:

  1. Uso o DIU de cobre ha 10 anos(5/5)e agora vou trocar pelo Mirena por estar com Miomas.Ate agora nao posso reclamar deste metodo.Achei seu texto muito instrutivo.Obrigada.Maria Luiza

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Eu e minha esposa entendemos que a vida começa no momento da fecundação. Até porque a ciência não anula esta hipótese, pelo que pude pesquisar. Vimos várias respostas a respeito do Mirena, em diversos sites, li a bula, etc. Mas, não encontrei nenhuma resposta assertiva a respeito do óvulo fecundado. Afinal, o Medicamento em algum momento, pode impedir o óvulo fecundado em desenvolver-se, ou ele sempre vai impedir a fecundação? Existe a possibilidade, na forma de ação do remédio, de um óvulo fecundado ter seu desenvolvimento impedido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso como vc, e ninguém comenta sobre se pode ocorrer fecundação com o uso do Mirena, pois se houver a fecundação e o medicamento só impedir o óvulo fecundado de se implantar e desenvolver no endométrio (camada uterina), isso confirma a ação abortiva do mesmo.

      Excluir
    2. Esse ginecologista pelo menos foi sincero, dizendo que a ovulação se mantem em 90% dos ciclos, ou seja, haverá muitas chances desses óvulos serem fecundados, gerando vidas; na bula original do DIU Mirena nos EUA eles citam que o mecanismo de acao principal do mesmo é impedir a nidação, portanto é um método abortivo.

      Excluir
  3. É abortivo sim. Enganar as pessoas não deveria ser o seu papel como médico.

    ResponderExcluir
  4. É abortivo sim. Enganar as pessoas não deveria ser o seu papel como médico.

    ResponderExcluir
  5. Para os que estão falando q é abortivo só não colocar, fala sério, melhor q se encher de hormônios e desenvolver problemas tomando anticoncecional, mas ninguém se importa com q saúde da mulher ne, estão tão preocupados em acusar o diu de ser abortivo que a mulher que se ferre, por isso o Brasil é um país tão atrasado.

    ResponderExcluir
  6. é um método de barreira. Ele impede o encontro do óvulo com o espermatozoide, tá escrito ai. Se não quer colocar, não põe.

    ResponderExcluir