terça-feira, 7 de junho de 2011

Menstruar muito é normal?

Uma das perguntas frequentes no meu consultório é sobre volume do fluxo menstrual.

O que é normal? Tem que ser igual todo mês? É sempre acompanhado de cólicas e T.P.M.?

De maneira geral quando a mulher ovula, seu padrão de fluxo e cólicas tendem a ser mais ou menos constante e , o volume de sangue eliminado gira em torno de 80 ml( um copo de agua americano comporta 250 ml, um quarto de litro) por dia.

Uma maneira pratica de avaliar é pelo numero de absorventes trocados em 24 hs.Se ultrapassar 6 trocas ou seu correspondente em tampões estaremos com volumes maiores, independente do numero de dias de fluxo. Claro que a percepção de volume/troca de absorventes é individual , mas se o uso de dois absorventes simultâneos é relativamente frequente ,gerando insegurança no dia a dia , estamos frente a fluxos abundantes.

Quando não existe ovulação, a tendência é de irregularidades ,tanto na frequência do ciclo como no volume do fluxo , alternando intensidade de cólicas e, com T.P.M. de graus variados.

Neste caso recomendo exames laboratoriais de sangue para ver se existe anemia ou alterações hormonais, assim como uma ultrassonografia para descartar cistos funcionais de ovário ou outras alterações estruturais de útero( pólipos, miomas,etc) que justifiquem o quadro.

A boa noticia e que existem alternativas de tratamento que além de promover uma adequação de fluxos e cólicas ajudam e muito os quadros de T.P.M. que normalmente estão presentes!!.

Podem ser utilizados métodos hormonais, anticoncepcionais ou medicamentos que são individualizados conforme indicações e necessidades de cada paciente, com excelentes resultados quando associados com uma alimentação saudável e atividades físicas constantes e regulares melhorando sobremaneira a qualidade de vida destas mulheres. Não é preciso conviver com estes desconfortos nos dias atuais.

43 comentários:

  1. bom dia, meu nome é andreia tenho ovario policísticos, as vezes fico ate 6 meses sem menstruar no mês de novembro tive aborto, quando foi no domingo dia 30 menstruei.Desde esse dia ate hj 05/01/2012 o fluxo é intenso chego a trocar 6 x absorvente e dores de cólica. ISSO É NORMAL?

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu tenho 13 anos, sou virgem, não tomo nenhum remédio ... é a 5° vez q menstruo, mas dessa vez, veio no começo do mes de julho, e ficou assim uns 4 dias. Ok até aí tudo bem. Mas daí começou denovo desde o dia 16, e estou até hoje 3 de agosto menstruando. Oq pode ser gente ? Socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique Calma, Isso è Normal Já passei por isso Também , Vá ao ginecologista Que ele Vaidade Le explicar Melhor :] Tenho 12 anos , è já tive isso O meu foi alterações hormonais aqueles que tem Muito Hormonio Bom é isso :] procure um Gineco, Que eele vai Lhe explicar tudo , Booa Sorte .

      Excluir
    2. Oi tudo bem ? Tenho 13 anos e tipo minha mestruaçao vem 7 dias e normal ? Faiz 4 mês que eu mestruou ainda não faiz 1 ano então no dia 07/02/2017 fevereiro veio a minha mestruaçao aí hoje e 07/02/2017 e não é veio sendo que era para vir hoje aí eu quero saber se quando vem 7 dias o ciclo fica 28 dias ou é 30 ou outro ?? Me ajudem

      Excluir
    3. Flor,no primeiro dia que sua menstruação vir vc conta, até o último dia a pois a próxima menstruação, faça isso por uns 3 meses, aí vc vai saber se seu ciclo e regula de 28 ou 30 dias, ou se é irregular.

      Excluir
  3. Oii tenho 13 anos e mesntruei ontem estou apavorada , primeiro veio marrom depois vermelho escuro , mais toda hora troco o absorvente isso ´normal estou com medo alguem me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nooosaa isso é super normal... fika tranquila... isso irá acontecer frequentemente... pode acreditar em mim... conversa com uma irmã mais venha, mãe, tia, ginecologista... enfim vc vai tirar suas duvidas...!

      Excluir
    2. Oi tudo bem ? Tenho 13 anos e tipo minha mestruaçao vem 7 dias e normal ? Faiz 4 mês que eu mestruou ainda não faiz 1 ano então no dia 07/02/2017 fevereiro veio a minha mestruaçao aí hoje e 07/02/2017 e não é veio sendo que era para vir hoje aí eu quero saber se quando vem 7 dias o ciclo fica 28 dias ou é 30 ou outro ?? Me ajudem

      Excluir
  4. ooi tenho 14 anos,e menstruo muito,e menstruei dia 1 de outubro e comecei a menstruar ontem denovo ..o que pode ser isso ,,meu deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Anônimo, fika tranquila... conversa com a sua mãe q será mais aconselhável, procurar um ginecologista, não deve ser nada d grave pois como vc é mt nova e acontece mt essas alterações hormonais... o médico irá t explicar tudinho e vc vai ficar numa boa... tá?

      Excluir
  5. Boa tarde,
    Eu tenho 20 anos,mestruo desde os 12

    Minha mestruação as vezes vem 2 vezes no mês,
    o fluxo é muito grande
    é desrregular
    sinto muita colicas, isso é normal?
    nunca tomei anticoncepcional.
    vou começar a tomar hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 0i nao c preocupe vc fikkka mestruada pouco eu mestruo 20 dias seguidossssss beijooooos

      Excluir
  6. Oi tenho 18anos e comecei a menstruar ontem.
    Minha primeira menstruaçao fou aos 15 anos. O mês passado o fluxo veio intenso, eu nunca precisei trocar o absorvente à noite mas no mês passado sim. Veio tanto q tive q colocar uma toalhinha pra nao sujar a cama nunca tinha acontecido isso cmg.
    Esse mês veio com um fluxo intenso tbm mas nao como o mes passado.
    Queria saber o que pode estar acontecendo. Sera q foi por causa de que quando eu tinha oito anos eu cai de uma arvore em cima de uma cadeira e machuquei a vagina? E pior nem sei se sou ainda virgem por causa disso.

    Desde ja obg. Me ajudem por favor estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia é normal descer sim ,e sinal que está indo tudo bem mas não deixa de ir ao ginecologista , sempre é bom ter acompanhamento desde nova para não ter surpresas a ficar mais velha.

      Excluir
  7. Oi eu tenho 12 anos essa é meu segundo mes de menstruação e ta vindo mt mt chega a vazar do absorvente e ta vindo mt escuro isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila, eu tenho 13 anos e isso também acontece comigo. Sim é "normal" mas acho melhor voce falar com sua mãe, ou ate mesmo procurar um gineco. Eu estava tomando um medicamento para nao vir a minha menstruaçao, fale com sua medica e se não quer que venha pede um também. Ou então tire todas tuas duvidas com ela beijos

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. oi tenho 13 anos e minha menstruaçao nunca vem no dia certo e quando vem fica uns 5 ou 7 dias a maioria das vezes vem adiantada uma vez veio 2 vezes no mes....me ajudem isso é grave ....ainda q menstruei a algum tempo e nunca veio no dia certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. flor, a maioria das mulheres tem a menstruação desregulada, quase nunca ela vem no mesmo dia e para no mesmo dia de todo mes, isso é por causa dos hormonios. Não precisa se preocupar, só se a sua menstruação ficar sem vir uns 2,3 meses ai vc tem que ir em um ginecologista mas se atrasar uns dias ou vir uns dias a mais (desde que não seja muitos dias ta) é normal sim, isso é tudo coisa hormonal, pode ficar tranquila

      Excluir
    2. Oiee e super normal vir assim a minha já aconteceu isso algumas vezes, minha ginecologista disse que é normal é o fluxo dá menstruação ,mas não deixe de ter acompanhamento ao ginecologista

      Excluir
  10. Boa noite!
    Mês passado a minha menstruação veio 15 dias,e agora veio de novo esse mês,e com pedaços,eu tenho 45 anos,estou ficando preocupada,alguém pode me dizer algo sobre isso?É normal

    ResponderExcluir
  11. Minha Menstruaçao veio aos 9 anos, isso mesmo, aos 09.. foi um baque e tanto, mas, que com o tempo fui me acostumando. Pra mim o que ocorre é um mar vermelho durante um mês inteiro e depois de 28/30 dias, são dois meses sem descer e sem cólica. A minha menstruaçao é tão desrregulada que a minha mãe nunca me levou ao gineco, onde a primeira vez que fui era aos 18 anos de idade (é horrìvel ter e ver a demora para cuidar de um descuido como esses). Eu tomo anticoncepcional concentrado, de acordo quando a minha menstruaçao vêm, pois, se eu descuidar eu "superovulo" e se eu tiver uma relaçao sexual a gravidez é mais fácil de se ocorrer.. Meninas deixem a vergonha de lado e peçam orientações de um profissional Ginecologista e peça a sua mãe que os leve ate esse profissional. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi , minha menstruação está vindo muita. Estou ficando preocupada :/ Faz 6 dias que estou desse jeito, ja esta para esta vindo pouca. Gastei mais de 18 absorventes :'/ alguém me diz se isso é normal?

    ResponderExcluir
  13. OI TUDO BEM TENHO 20 ANOS TENHO FLUXO MUITO ALTO O QUE POSSO FAZER PARA DIMINUIR ESSE FLUXO

    ResponderExcluir
  14. Tenho 44 anos minha menstruacao sempre foi normal nunca tive nenhum problema agora de uns dois meses pra cá minha menstruacao vem uma semana e para 3 dias e logo vem de novo e tenho mtas cólicas será que posso estar entrando na menopausa e o que posso tomar pra regular?

    ResponderExcluir
  15. Oi eu queria saber porque minha menstruação ta desregulada e ta desendo muito sera se alguma coisa grave?

    ResponderExcluir
  16. Oi eu tenho 17 anos ainda sou virgem,e minha menstruação vem sempre no começo do mês, mas vem muito,então queria saber oq acontece? E se a virgindade pode interferir na quantidade de menstruação?

    ResponderExcluir
  17. Tenho 16 anos, sou virgem e eu sempre mestruei pouquinho, mas dede do dia 31-07 eu to mestruando muito e com pequenos pedaços, isso é normal ?

    ResponderExcluir
  18. Meu n e Izadora tenho 14abos sou virgem mas minha menstruação nn desceu e já passou da data oq eu faço pq isso acontece ??

    ResponderExcluir
  19. Oii eu tenho 13 anos mestruei minha primeira vez ontem e veio muito muito intenso troquei ontem 7×(também durante a noite) isso é normal??? Alguém mim ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi eu tenho 11 anos mas mestruei com 10 , des do começo vein muito muito muito ,estou com medo ,hoje o sangue passou para a roupa ! Isso e normal?

    ResponderExcluir
  21. Estou com dores ardidas no lado direito e muita tontura quando estou sentada e me levando o que seria ????

    ResponderExcluir
  22. Gente, to no segundo dia de mestruacao, em vez de diminuir ta e almentando.. To sangrando muuito.

    ResponderExcluir
  23. Oi meu nome é Lucas ,e minha namorada Karol tem 16 anos e a mestruação dela veio dia dia dez de janeiro era pra ter acabado dia 15 de janeiro só não terminou ainda ela continua mestruada isso é normal?

    ResponderExcluir
  24. Amamento à 6 meses e minha primeira menstruação após o parto veio dia 17 e até agora nada de parar e agora com muita dor muita cólica ..quantos dias mais é no normal ficar assim ???

    ResponderExcluir
  25. tenho 17 anos i minha primeira mestruaçao venhio dia 26 do mes 2 de 2017

    ResponderExcluir
  26. Oi Entao eu tenho 20 anos sou casada, Estou tentando engravidar! Ai minha mestruaçao atrasou pq o certo ela desce todo dia 1 peimeiro, e veio so dia 9 e eu estou sentindo muita colica e esta descendo muito pra mim hoje acordei assustada toda suja... Nao estou entendendo estou com medo , nao tomo nenhum remedio, no momento comecei a tomar o Acido Fólico, ontem assim que ingeri o primeiro compremido poucas horas depois veio a mestruaçao sera que foi porqueasa do remedio?

    ResponderExcluir
  27. Oi meu nome é jheniffer tenho 15 anos, é normal descer muito mesmo pra mim ?

    ResponderExcluir
  28. Oi tenho 16 anos e a minha menstruação veio 3 vezes no mesmo mês. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  29. Tenho 31 anos e todo mês a minha menstruação vem como uma borra de café, bem franquia,o que pode ser?

    ResponderExcluir
  30. Tenho 17 anos nunca tive relação sexual e minha menstruação vem em abundanabu isso me incomoda muito não consigo fazer nada do dia a dia oque eu faço pra controlar ?

    ResponderExcluir
  31. Olá,eu sou kamilly! Tenho 13 anos vou fazer 14 daqui 25 dias, eu comecei menstruando com 11 anos, e minha menstruação nunca foi regular sempre desregulada, cada mês vinha um dia ficava uma semana 5 dias e parava agr eu mestruei em julho e já vai fazer quase 2 meses e meio q estou mestruando isso é normal? Pela minha idade? Estou com alguma doença ou algum problema?

    ResponderExcluir
  32. Tenho 16 anos e minha primeira menstruação foi com 13 anos e quando e pra vim ela não vem certinho tipo e datas certas sempre vinha no fim do mês mas faz uns tres dias que ela vem no começo do mes tipo vem dia 10 dia 8 e dia 6 será que tem alguma coisa de errado?

    ResponderExcluir